Síndrome do Túnel Cubital ( Formigamento nos dedos - compressão do nervo ulnar ao nível do cotovelo)
- vitorrodriguesdomi
- May 20, 2022
- 3 min read
Epidemiologia
A compressão do nervo ulnar no cotovelo é a segunda neuropatia periférica mais comum da extremidade superior.

Apresentação clínica
A compressão do nervo ulnar pode resultar em alteração da sensibilidade no dedos anelar ( quarto dedo) e no quinto dedo da mão. Em muitos pacientes, a perda sensorial é frequentemente o primeiro sintoma a ser relatado.
À medida que a condição progride, pode haver dificuldade em segurar objetos na mão, já que o nervo ulnar é o principal suprimento motor para os músculos intrínsecos da mão. Em casos mais avançados, pode haver uma acentuada perda de força dos pequenos músculos da mão e dos músculos na topografia ulnar do antebraço.

Patologia
O nervo ulnar é vulnerável a lesões por alongamento e compressão ao cruzar a articulação do cotovelo, que apresenta um grande arco de flexão durante a faixa normal de movimento. O túnel cubital representa uma das várias pequenas passagens pelas quais o nervo ulnar passa perto do cotovelo, e é considerado o local específico mais comum de lesão.
Durante a flexão normal do cotovelo, o nervo ulnar experimenta tensão e compressão axial devido ao aumento da pressão dentro do túnel cubital que pode aumentar em até vinte vezes . Qualquer anormalidade estrutural local pode exacerbar as forças mecânicas no nervo, o que pode resultar em neuropatia.
Outros possíveis pontos de compressão perto do cotovelo incluem a arcade de Struthers, contra o epicôndilo medial do úmero (proximal ao túnel cubital), e entre as cabeças umeral e ulnar do músculo flexor ulnar do carpo.

Exames auxiliares para o diagnóstico:
Ultrassonografia:
Espessamento do nervo ulnar e edema local são características sugestivas.
Alguns autores sugeriram um valor de corte para a área transversal do nervo ulnar assintomático de 9 mm2, derivado como o limite superior do intervalo de confiança de 95%.
Outras características sugestivas de acordo com estudos adicionais incluem:
Ressonância magnética:
Apresenta alterações no nervo ulnar dentro do túnel cubital que podem ser sugestivas de neuropatia ulnar:
-espessamento do nervo ulnar
tenha em mente que a área transversal do nervo ulnar varia de acordo com o grau de flexão do cotovelo;
independentemente, esse achado não é específico e visto em até 60% dos cotovelos assintomáticos.
-Alterações de sinal semelhantes a edema ou atrofia dos músculos flexor ulnar do carpo e flexor profundo dos dedos podem ser vistos secundários à neuropatia ulnar.
Ressonância magnética do cotovelo
Estudos de condução nervosa( eletroneuromiografia) :
Esses testes podem determinar se o nervo está funcionando adequadamente e ajudar a identificar onde ele está sendo comprimido.
Nervos são como cabos elétricos que viajam pelo seu corpo carregando mensagens entre seu cérebro e músculos. Quando um nervo não está funcionando bem, leva mais tempo para ele conduzir.
Durante um teste de condução nervosa, o nervo é estimulado em um só lugar, e o tempo que leva para haver uma resposta é medido. Vários lugares ao longo do nervo serão testados; a área onde a resposta estiver mais lenta é o provável local onde o nervo é comprimido.
Estudos de condução nervosa também podem determinar se a compressão também está causando danos musculares. Durante o teste, pequenas agulhas são colocadas em alguns dos músculos que o nervo ulnar controla. Danos musculares são um sinal de compressão nervosa mais grave.
Tratamento:
Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a aliviar os sintomas. Se seus sintomas interferirem em atividades normais ou durarem mais de algumas semanas, certifique-se de marcar uma consulta com seu médico.
-Evite atividades que exijam que você mantenha o braço dobrado por longos períodos de tempo.
-Se você usar um computador com frequência, certifique-se de que sua cadeira não está muito baixa. Não descanse o cotovelo no apoio de braço.
-Evite se apoiar no cotovelo ou pressionar o interior do braço. Por exemplo, não dirija com o braço descansando na janela aberta.
-Mantenha o cotovelo esticado à noite quando estiver dormindo. Isso pode ser feito enrolando uma toalha em torno do cotovelo.

Tratamento cirúrgico:
Descompressão simples
É realizada com uma incisão curta colocada sobre o túnel cubital no cotovelo . As estruturas fasciais superficiais ao nervo são liberadas, mas o nervo ulnar é
deixado em sua cama original.
A descompressão simples é geralmente bem sucedida com uma
taxa de complicação de curto prazo de cerca de 3,6% e revisão
taxa de cirurgia de 1,8% .

Transposição anterior
Transposição envolve realocar o nervo ulnar para um posição anterior ao eixo de rotação do cotovelo.
Em teoria, isso deve reduzir a tensão e prevenir a inflamação secundária a instabilidade do nervo a medida que ele subluxa em torno do epicôndilo medial durante a flexão do cotovelo.
Comments